
Solange Epiphaneo e Rita Magnani
Projeto Vida Real
O Senhor uniu duas mulheres de países diferentes, Brasil e Portugal, que tinham o mesmo sonho: transformar a vida de mulheres através de um projeto social fundamentado no Evangelho.
Tudo começou no Bairro Vila Real em Marília. Com o apoio da 8ª Igreja Batista e da USF da Vila Real, uma nova história de Deus começou a ser escrita naquela região.
Em 2019, estamos completando sete anos de vida e contamos com o apoio dos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
No Projeto Vida Real, proporcionamos oportunidades para que mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e emocional conheçam a Cristo e desfrutem de uma mudança real de vida, baseada na palavra de Deus.
Proporcionamos ainda o resgate da cidadania, o rompimento do ciclo da violência, do preconceito, da pobreza, da exclusão social, entre outros, visando desenvolver a autoestima, o fortalecimento dos laços familiares e a geração de renda através das técnicas do artesanato. Nossa média de atendimentos é de aproximadamente 25 mulheres, em todas as terças feiras, durante 3 horas.
Durante o encontro, também oferecemos exercícios de alongamento para ajudar na coordenação motora, ensinamos receitas de cozinha sustentável, oferecemos lanche e reservamos um momento para meditação da Palavra de Deus. Tudo isso na roda da conversa, com muito amor, respeito, alegria, companheirismo e um sentimento mútuo do mover de Deus, que aos poucos vai gerando mudanças nas vidas. O Projeto Vida Real funciona sem fins lucrativos.
Somos empreendedoras de vidas e reconhecemos que, nas mãos de Deus, também somos agentes de mudanças, procurando, de forma sustentável, agregar valores adicionais à vida das mulheres, jovens e crianças, oferecendo novas oportunidades para voltarem a sonhar com uma vida mais saudável e repleta de esperança.
O Projeto Vida Real é gratuito e funciona por doações e por meio de parcerias. Damos ênfase ao reaproveitamento de materiais recicláveis para a confecção de diversas peças de artesanato, trabalhando dessa forma a valorização pessoal, artística e mudança de hábito em relação ao lixo e à organização doméstica.
Durante as reuniões do grupo de artesanato, conversamos sobre diversos temas levantados por elas, aprofundamos o assunto uma vez por mês, através de ministrações feitas por nós ou por outros profissionais, momento que chamamos de Oficina da Cidadania. Ensinamos também receitas na cozinha sustentável.
O diferencial do nosso projeto de Artesanato é que as participantes nas suas dificuldades têm o apoio do Projeto Acolhendo Vidas, onde atendemos mulheres, crianças, enfim, a família, em suas casas ou na nossa sala de acolhimento, ministrando e ensinando. O Projeto Vida Real também se estende ao nosso bazar para abençoar, ajudando famílias inteiras a ter roupas, utensílios de cozinha, brinquedos, etc…
Você tem desejo de conhecer esse projeto? Está pensando na possibilidade de ajudar, doando ou ensinando, de forma voluntária, sua técnica criativa para outras pessoas? Você é bem-vindo!
Entre em contato conosco, pois em cada situação que Deus lhe der para se aproximar do Projeto Vida Real, seja para conhecer, seja para oferecer sua habilidade artística para ministrar oficinas, seja para entregar uma doação de materiais de consumo e/ou de artesanato, o importante é se lembrar que são vidas e famílias inteiras que estão sendo transformadas e você poderá dar a sua contribuição.
“Os que semeiam em lágrimas colherão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Salmos 112:5-6).

