
Por: Elisabeth Berbel
Coordenadora Geral
Instagram @primoberbellopes
Resiliência é o tema da 7ª edição da revista Mulheres de Honra. Foi escolhido por ser a capacidade para vencermos os obstáculos que surgem na caminhada e que, na maior parte do tempo, nos mantêm vulneráveis, inseguros e muitas vezes derrotados. Precisamos nos lembrar de que muitos empecilhos são oportunidades permitidas por Deus para depositarmos nele toda a nossa confiança.
A palavra resiliência vem do latim que significa “voltar ao normal”. Retomar a normalidade depois de sermos fustigados por traumas, aflições e enfermidades não é nada fácil, mas possível quando Deus está no controle.
Queremos propor-lhe uma pergunta: “Você é uma pessoa resiliente?” Antes de mencionar sua resposta, apresentaremos alguns posicionamentos sobre o tema. O primeiro encara resiliência como “Passar por momentos difíceis e não perder a fé. Entender que tudo tem o seu tempo e nada acontece por acaso. Tirar lições de tudo que nos acontece, confiando que as coisas vão se ajeitar” (Paulo Cirilo). O segundo a considera “a capacidade de superar, transformar e ressignificar sua vida mesmo diante de uma situação traumática” (Eliabe Serafim), e, por fim, o terceiro aponta que resiliência é “A nossa força. Somos fortes porque aprendemos a cicatrizar feridas e seguir em frente” (Frasestop.- com).
Gostaríamos que você respondesse positivamente à pergunta que fizemos e cremos que o segredo é permitir que Deus conduza a sua vida, confiando que os planos dele são os melhores para você. O segredo é adaptar-se e não ceder; recompor-se e continuar caminhando, lembrando que o momento difícil traz consigo a força divina para superar os traumas e se reerguer. O segredo é confiar totalmente no Senhor, que tem o poder de cicatrizar as feridas abertas e transformar a dor em algo produtivo.
Essa revista pretende justamente apresentar a visão e a inspiração de pessoas que encontraram respostas para enfrentar seus problemas e adversidades, sem perder a fé em Jesus e muitas vezes contando com o apoio de profissionais capacitados que as ajudaram a não retroceder. Você poderá observar isso, lendo os testemunhos dos que trilharam o caminho da superação e da vitória pessoal. Dos que encontraram em Jesus forças e proteção para se adaptarem às mudanças quando se depararam com a distrofia muscular, com a esclerose múltipla, com a impossibilidade de gerar filhos e se abriram para uma adoção, com o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA), com o diagnóstico da má- formação dos braços desde a formação do embrião, com a queda de um avião que dizimou setenta e uma pessoas. Histórias que provam que vencer na vida é uma questão de resiliência! Uma oportunidade de mudanças!
Para sermos resilientes é necessário atentarmos para as promessas de Jesus: “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação”. (Habacuque 3:17,18)
“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. (Salmos 30.5b)
Promessas que nos apontam que vale a pena confiar e nos manter firmes. Pode haver choro e frustrações, mas alegre-se no Deus da sua salvação, porque Ele traz um novo amanhecer e faz renascer o nosso propósito de vida. E saiba que, enquanto estamos reclamando de uma vida chata e cansativa, existem pessoas que estão lutando para viver mais um dia. Pessoas que, brevemente, poderão contar suas histórias de superação, que servirão para fortalecer e trazer esperança a muitos corações.

