
Luciana Pegoraro Lucas | Instagram: lupegoraromello
Meu nome é Luciana, tenho 53 anos, sou educadora e diretora de escola. Sou casada com Milton Lucas, pastor e diretor da Associação das Igrejas Vineyard do Brasil. Juntos, temos seis filhos e dedicamos nossa vida a servir ao Senhor. Nossa história é marcada por desafios, superações e um recomeço que só foi possível pela graça e fidelidade de Deus.
Em 1992, aos 20 anos, casei-me com Edward, com quem vivi 25 anos de um casamento abençoado. Tivemos três filhos: Lucas, Rodrigo e Beatriz e servimos ao Senhor em vários ministérios da igreja.
Nossa vida era cheia de significado, mas também de desafios, como o que enfrentamos em 2014, quando o Edu foi diagnosticado com câncer de pulmão em estágio avançado, com metástase óssea. O diagnóstico nos abalou profundamente, mas enfrentamos a situação com fé e coragem, buscando a Deus, crendo na cura e utilizando todos os recursos médicos disponíveis.
O Edu passou por cirurgias e tratamentos, incluindo várias quimioterapias que trouxeram pequenos progressos temporários. No entanto, a doença avançou. No início de 2018, ele sofreu uma fratura causada pela fragilidade óssea, que exigiu duas cirurgias. Apesar do sucesso dos procedimentos, o câncer no pulmão se agravou, afetando sua respiração e saturação.
No dia anterior ao seu óbito, antes de ser sedado, conversamos um tempo na UTI. Essa conversa foi um presente de Deus para nossa despedida. Ele me disse que era muito grato a Deus e sabia que o Senhor poderia curá-lo ou levá-lo, mas que, independentemente do desfecho, estava preparado. No meu coração havia uma dor muito forte, mas, ao mesmo tempo, reinava uma paz que vinha do Senhor. Então orei entregando a vida dele ao Senhor e ele também orou, mesmo com muita dificuldade, agradecendo a Deus pela salvação em Jesus, por mim, pelos nossos filhos e família, pedindo ao Senhor que todos permanecessem na fé. Em meio à dor, o Edu demonstrou uma fé firme e encorajadora, e, em março de 2018, ele foi recolhido pelo Senhor.
A viuvez foi um período muito difícil para mim. Cada etapa trouxe seus desafios, desde a despedida até a reconstrução da rotina familiar sem a presença dele. Senti-me vulnerável e, em muitos momentos, acreditava que meu chamado na obra do Senhor havia terminado com sua partida. Dediquei-me inteiramente aos meus filhos, que também enfrentavam a dor da ausência do pai. No entanto, Deus sustentou meu coração e me mostrou que ainda havia um caminho dele para mim.
Em 2019, conheci o Milton, que havia passado por uma experiência semelhante. Ele fora casado com a Erika por 25 anos e, juntos, tiveram três filhos: Miguel, Melissa e Mateus. Assim como o Edu, a Erika também enfrentou o câncer, e Milton esteve ao lado dela durante todo o tratamento até seu falecimento, em setembro de 2018. Nossas histórias de vida, marcadas por perdas semelhantes e os mesmos valores, princípios e fé em Deus, nos aproximaram. Conhecer o Milton trouxe luz num momento solitário da minha vida.
Oramos, buscamos orientação divina e conversamos com nossas lideranças. Aos poucos, percebemos que Deus estava nos conduzindo a um novo capítulo. Em 5 de março de 2022, casamo-nos, iniciando uma nova história. Eu creio que o que nos manteve firmes até aquele momento, além do nosso amor, foi a nossa confiança no cuidado de Deus, na certeza de que foi Ele quem nos uniu para esse momento de nossa história.
Milton sempre me valorizou e me incluiu em tudo. Servimos juntos no trabalho da igreja local e da Vineyard Brasil. Sentimos também o chamado de Deus para trabalhar com casais e famílias, compartilhando nossas experiências e fortalecendo outros em sua caminhada conjugal.
Hoje, desenvolvemos cursos, palestras e mentorias para noivos e casais, com foco na prevenção de crises e no fortalecimento dos laços conjugais, ajudando famílias através de princípios da Palavra de Deus, que nos sustenta e orienta.
Nosso recomeço é uma prova de que Deus pode trazer cura, restauração e novos começos. Ele nos guiou e nos uniu para cumprir um propósito maior: servir ao Senhor e ser um canal de bênção para outras famílias. Com gratidão e alegria, seguimos nossa jornada, confiando em que Deus continuará a nos guiar em tudo o que fizermos.

