Mulher Cristã Empreendedora

Sandra F. Y. MatunoshitaDiretora Executiva – SOS Alergia Muitas mulheres empreendem por necessidade e tantas outras por oportunidade. O livro […]


Sandra F. Y. Matunoshita
Diretora Executiva – SOS Alergia

Muitas mulheres empreendem por necessidade e tantas outras por oportunidade.

O livro de 2 Reis conta a história de uma viúva que procurou o profeta Eliseu porque os credores de seu marido queriam levar como escravos seus dois filhos. Imaginem seu desespero: perdeu o marido, vivia em extrema pobreza e corria o risco de perder seus filhos!

Deus, então, realiza um “milagre da multiplicação”, fazendo com que o único bem que ela possuía, uma vasilha de azeite, enchesse todos os potes que seus filhos conseguiram emprestar de seus vizinhos.

Assim como ela, quantas de nós decidimos empreender por necessidade? Quantas mulheres perderam seus maridos ou foram abandonadas? Além do mais, com a situação difícil em que o país se encontra, quantas precisaram empreender para cooperar com o sustento de seus lares?

Algumas lições que podemos aprender com a viúva do azeite são:

  1. Busque o socorro em Deus, confiando que Ele pode suprir todas as suas necessidades. Ela buscou a ajuda do profeta.
  2. Esteja atenta às oportunidades porque é possível gerar riqueza do pouco que possui. Observe o que você possui de bens materiais ou de talentos que podem ser utilizados para empreender. A viúva tinha apenas um pouco de azeite.
  3. Envolva sua família no empreendimento. Nesta história, os filhos ficaram responsáveis por pedir vasos por toda a vizinhança.
  4. Aprenda a negociar e saiba cobrar pelo seu trabalho. Não existe nada de errado em cobrar por aquilo que você faz. Lembre-se de que você precisa trazer recursos para sustentar seu lar. O azeite que obtiveram foi suficiente para pagar as dívidas e também para sustentá-los por um tempo.
  5. Saia da zona de conforto. Sonhe e planeje, mas faça! As crianças saíram à procura de potes e depois foi preciso saírem pelas ruas para vender o azeite.
    Em Provérbios 31:10-31, encontramos agora o exemplo de uma mulher que empreende por oportunidade. Tudo indica que o marido dela era alguém importante e bem-sucedido. Porém, ela possuía seus próprios negócios.
    Num contexto machista, esta mulher conseguiu se destacar, demonstrando uma alta capacidade para empreender em negócios de diferentes setores.

Com a “mulher virtuosa” também podemos aprender algumas lições interessantes:

Se você for casada, conquiste e mantenha a confiança de seu marido para que ele tenha orgulho de você.

  1. Trabalhe incansavelmente para trazer provisão para seu lar.
  2. Obtenha conhecimento de administração, fazendo cursos e treinamentos. É possível assistir a boas palestras gratuitas no Youtube.
  3. Controle suas contas através de planilhas ou de um sistema de gerenciamento.
  4. Verifique se sua família está provida do essencial: alimentação saudável, vestimenta e educação. Ensine que nem sempre o supérfluo é necessário.
  5. Cuide de sua saúde e de sua aparência. Você deve transmitir força e dignidade.
  6. Aprenda a traçar metas específicas para daqui 1, 5 e 25 anos.
  7. Caso tenha uma equipe, aprenda a delegar tarefas de forma planejada.
  8. Ajude os necessitados sempre que puder.
  9. Tema ao Senhor.
    Temos aqui dois exemplos que podem nos inspirar em nossa caminhada como mulheres de negócios cristãs.

Se você empreende ou pensa em empreender, seja por necessidade ou por oportunidade, prepare-se o máximo possível. Contudo, jamais se esqueça de buscar o conselho de Deus e de temê-lo, afinal “enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor será louvada” (v.30).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima