
Marcelo Alves dos Santos
Comandante do 10º grupamento de bombeiros de Marília – SP
Atualmente enfrentamos uma série de mudanças em nossa sociedade, em nosso modo de vida e na forma como nos relacionamos com as pessoas que nos rodeiam. A tecnologia nos permite acesso a muitas coisas boas, porém, tem se mostrado como uma grande vila quando o assunto é serenidade e paz de espírito. Vivemos em um cenário em que as informações trafegam na velocidade da luz através dos inúmeros sites da internet, com milhões de páginas de informação, conteúdo e entretenimento na ponta dos nossos dedos, em que notícias são atualizadas a cada segundo e há muito mais material do que os nossos olhos podem ler e mais informações do que o nosso cérebro pode processar. Se não bastasse todo esse conteúdo, temos ainda que dar conta de acompanhar tudo o que está acontecendo nas inúmeras redes sociais – uma forma de nos conectar com pessoas que não temos tempo de conviver e compartilhar o que está se passando em nossas vidas. Somos praticamente forçados, ainda que inconscientemente, a dar conta de tudo isso, tendo ainda de sorrir ao fazer o “selfie “, caso contrário, não teremos o que postar na rede, podendo ser esquecidos por nossos amigos virtuais.
Para o Dr. Augusto Cury todas estas informações podem gerar a Síndrome do Pensamento Acelerado, e acredito que a forma como temos acesso a informações e entretenimento, em grande quantidade, gera uma série de distrações que tem o poder de nos tirar o foco e nos afastar do momento presente. Dessa forma, atividades que deveriam ocupar o nosso tempo e nossa atenção passam a ter menos importância do que o mundo virtual. Tendo em vista os aspectos expostos, delineio o que acredito ser o maior problema da vida moderna: perdemos o interesse pela vida real, devido ao excesso de energia que desperdiçamos com o mundo virtual.
A bíblia nos diz: “Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6:21) e, diante desse texto, solicito uma reflexão: “Qual o seu maior tesouro?”. Sugiro essa análise a fim de que você possa investigar onde está gastando a sua energia e dispendendo o seu tempo.
Portanto, essa reflexão é necessária, pois apesar das diversas facilidades da vida tecnológica, há uma queixa generalizada de falta de tempo e, se não temos tempo, de que forma poderemos nos dedicar aos momentos de paz e tranquilidade tão necessários à reflexão e ao planejamento de nossas vidas? Se não há tempo, como poderemos interagir com nossos filhos, esposa e marido? Como encontraremos tempo para dar ouvidos aos amigos ou funcionários que precisam tanto de uma palavra ou algum aconselhamento? Como poderemos implantar algo novo em nosso trabalho que poderá impactar sensivelmente nossa carreira e o nosso futuro?
Todas essas indagações nos conduzem ao ponto principal deste texto. Considerando que não temos a quantidade de tempo desejada, devemos priorizar as nossas atividades, por meio de um trabalho que leve a diferenciar entre “o que eu mais quero, ou preciso realmente”, versus “o que eu quero agora”, normalmente relacionado aos devoradores do tempo (redes sociais e entretenimento disponível na internet). Se você for realmente sincero e honesto consigo mesmo, verá que toda essa ansiedade que sente, todo o desconforto com a sensação de estar sem tempo para nada, diminui quando você silencia o celular, desliga a televisão e passa a prestar atenção às pessoas que estão a sua volta. Faça o teste e entre no mundo dos seus filhos ou no diálogo sincero, honesto e interessado por seu companheiro.
Em resumo, as pessoas que amamos são nossos tesouros mais valiosos, e muito das dificuldades de comunicação, problemas de relacionamentos e sensação de isolamento ou abandono estão intimamente ligados às distrações que estão nos tirando o foco daquilo que devemos fazer. Temos que entender que o amor é o bálsamo que cura qualquer doença, física ou espiritual. Diante disso, fale, escute, toque, dê e receba carinho. No princípio, para aqueles que não fazem isso há um bom tempo, tudo parecerá até um pouco desconfortável, mas, depois de um breve período de tempo, as sensações e emoções serão realmente maravilhosas.
Vamos tentar?

