Superando desafios e preconceitos

Juliana Mendes RamosColher de Mãe Sou a Ju, como todos me conhecem, proprietária da confeitaria Colher de Mãe e Diretora […]


Juliana Mendes Ramos
Colher de Mãe

Sou a Ju, como todos me conhecem, proprietária da confeitaria Colher de Mãe e Diretora do Grupo Empreender – Networking e Eventos na área de empreendedorismo, juntamente com Denise Campos Justino, relações públicas e Simone Fernandes, gestora de eventos.

O caminho para o empreendedorismo iniciou no ano 2000, em outro ramo de atividade diferente do que exerço hoje, mas que desde o início gostei muito. Com a cabeça cheia de ideias e sonhos de juventude, eu pensava: Será que um dia terei meu próprio negócio? Eu mal sabia que iria viver tantas experiências até chegar ao meu empreendimento que realmente me faria feliz!

A imaturidade e a impaciência nos impedem de enxergar e de decidir o momento certo de agir, mas, ao mesmo tempo, sem erro não existe crescimento. Assim foi comigo e é com tantos empreendedores de sucesso hoje.

A escolha certa, na hora certa é fundamental para a concretização dos nossos sonhos. E nós, mulheres, que somos do sexo nada frágil, uma vez que exercemos papéis múltiplos dia a dia, somos, sim, preparadas para a luta, para os tropeços e muito mais para o nosso sucesso. Os números que somamos hoje dentro do mundo corporativo são muito grandes e aumentam a cada ano. Isso é para mostrar o quanto temos de potencial e, mais ainda, que parar e olhar para dentro de nós mesmas, definir nosso sonho e aquilo que nos realiza é essencial.

Com isso, há dois anos, meu estudo passou a ser empreendedorismo e não só a culinária, área em que atuo, sem imaginar, porém, que minha experiência não ficaria apenas comigo, uma vez que, no ano seguinte, seria uma das diretoras do Grupo Empreender e poderia transmitir meu conhecimento e motivação para outras mulheres, já que esse é um dos grandes intuitos do grupo, na busca de fortalecer a mulher, que hoje não é apenas mãe, esposa e dona de casa, mas também realizadora do seu trabalho e do seu negócio.

Desafios virão a todo tempo, através de palavras pouco incentivadoras ou por falta, às vezes, de dinheiro para investir… porém, nunca desista do seu talento, da sua felicidade e do seu sonho. Isso, sim, a empodera!
Não deixe de ser nem de buscar a sua essência até descobrir o que realmente a faz inteira. A partir daí o canal do dinheiro se abrirá e, aos poucos, aquilo que parecia ser uma simples paixão a transformará em uma profissional competente que contribuirá no orçamento doméstico, evidenciando os frutos de seu sucesso e esforço.

Crise econômica??!! Sim, ela existe para aquelas que só sabem reclamar, mas não para aquelas que sabem criar a estratégia melhor para venda, que elaboram novos projetos para serem agregados ao que já se tem ou que correm atrás das parcerias profissionais e fazem o seu negócio expandir.

Hoje, no Empreender, temos no mínimo 50 mulheres que, um dia, resolveram se unir a nós e buscar feiras e eventos para aumentar seu orçamento mensal ou simplesmente para se inserir no mercado com sua logomarca e expor seu trabalho. Juntam-se a nós também para buscar capacitações que conseguimos de forma gratuita e, na sua maior parte, com temas direcionados.

Acredite em você! Não se deixe cair em armadilhas externas que possam impedi-la de correr atrás de seus ideais, pois lembre-se que aqueles que vivem no comodismo nunca irão incentivá-la a sair dele. Seja você mesma, não tenha medo de começar sua empresa, acredite na sua força interior, busque se capacitar e se informar.

Faça sua parte, que do restante Deus está cuidando. Se você se deparar com os desafios, não desista jamais. Eles serão os responsáveis pelo seu crescimento, portanto enfrente-os, siga seu coração e abrace seu sonho.

Muito sucesso a todas nós, lindas e guerreiras mulheres!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima