
Carla Fonseca Modenese
Óptica Exata
IEN Zona Leste
Se hoje eu me encontro atuando de uma forma empreendedora é porque tudo começou em um momento muito difícil, quando, no dia 19/12/2014, meu marido Diego me ligou, avisando-me que tinha sido demitido. Aquela notícia fez meu chão abrir, pois só ele estava trabalhando, e eu desempregada, com um filho de oito meses.
Ele trabalhava em uma multinacional do ramo óptico como gerente da empresa em Marília, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre, viajando muito e ficando longe de casa.
Assim que desliguei o telefone, mandei uma mensagem para meu pastor, que disse para eu me acalmar, pois Deus tinha um propósito em tudo que estava acontecendo. O fato é que meu marido ainda não era convertido e eu me sentia muito sozinha por ele viajar tanto.
Meu esposo também estava desgastado com o serviço anterior e não queria mais trabalhar no mesmo ramo. Por outro lado, sempre trabalhei no comércio com meus pais e tinha um sonho de ter meu próprio empreendimento. Comecei a orar e coloquei diante de Deus essa oportunidade de abrir uma óptica.
Procuramos outros setores fora do ramo óptico, mandamos currículo para vários lugares, mas nada dava certo. Então, coloquei um propósito para Deus e, com a permissão do Diego, fizemos algumas reuniões de Cordas em casa. Ele começou a participar e ir para a igreja comigo.
Nesse meio tempo, um casal de amigos nos incentivou a abrir nossa óptica e nos avisou que havia uma sendo vendida. Meu marido foi até o local, mas, na hora de alugar o ponto, nada deu certo.
Certo dia, o Diego viu um anúncio no jornal de um ponto comercial, na Rua Nove de Julho e ele e meu pai foram verificar, porém não conseguimos falar com os proprietários. Mas repararam que a loja ao lado estava fechada, pois havia se mudado para outro lugar. Conseguiram encontrar o proprietário e nós iniciamos a negociação.
Porém, havia três pessoas interessadas nesse mesmo ponto, em nossa frente. Oramos e descansamos em Deus. No dia seguinte, entraram em contato conosco, dando-nos a prioridade, pois sentiram algo diferente por nós. Deus estava no comando.
Começamos a reforma e a abertura da empresa. Como o investimento em óptica é um pouco alto, precisamos vender os carros e as duas motos que tínhamos, para começarmos um empreendimento sem dívidas. Porque eu não era desse ramo, fui fazer um treinamento em uma óptica de um casal amigo, em Garça, a fim de me capacitar e obter experiência.
No dia 02/05/2015, inauguramos a nossa empresa Óptica Exata, contando com o funcionário Diógenes. Com o passar dos meses, começamos a identificar nosso público-alvo. Como empreendedores, temos que estar atentos ao mercado, ao cliente e ao concorrente. Aos nossos olhos, não tínhamos condições, mas, para crescermos, precisamos ser ousados. Montamos um plano estratégico e fizemos nossos investimentos, compramos maquinários e aumentamos a quantidade de funcionários. Hoje somos cinco pessoas!!!
Neste ano, completamos quatro anos de empresa, em crescimento, sempre pensando nos funcionários e clientes.
E para a glória de Deus, minha família foi totalmente transformada em Cristo!!!

